Rafa Miiller e Patty Diaz brilham pela terceira vez em Alagoas e Nico Gianotti e Matia Spoto ao sagrarem-se campeões retomam a coroa de número um do ranking mundial de beach tennis
Noite de pura adrenalina na praia de Pajuçara, em Maceió. Com um roteiro digno de filme de suspense e reviravoltas sensacionais, as finais do torneio Macena Open proporcionaram ao público uma verdadeira montanha russa de emoções.
No primeiro set da final feminina, as cabeças de chave número dois, Sophia Chow e Vitória Marchezini entraram com força total e em apenas poucos minutos abriram 3/0 no placar. A plateia lotada incentivava uma reação da dupla número um do mundo, Rafa Miiler e Patty Diaz, que pareciam não entender bem o que estava acontecendo.
No entanto, a pequena gigante Paty Diaz iniciou a reação ao correr uma maratona na quebra do serviço de Vitória e colocar 1/3 no placar trazendo novo ânimo para sua parceira. As adversárias não se abalaram, continuaram com o pé no acelerador e fecharam a primeira parcial em 6/1. O segundo set começou diferente. Patty e Rafa voltaram decididas a levar a decisão da partida para o match tie- break. A partir deste momento, as quatro atletas elevaram ainda mais o nível do jogo, levando as torcidas à loucura em cada ponto jogado. Apesar de Sophia e Vitória continuarem a apresentar um beach tennis de altíssima qualidade, tudo agora dava certo para Patty e Rafa. Tomaram a dianteira e, apesar do esforço das rivais, ganharam a segunda parcial com o placar de 6/3. Embaladas, as bi-campeãs mundiais, não fizeram diferente no match tie: Patinha e Rafix, liquidaram a fatura com um placar de 10/6.
No masculino, o francês Nicolas Gianotti e o italiano Mattia Spoto quebraram uma sequência de invencibilidade de 14 jogos da dupla André Baran e Michele Cappelletti que, inclusive, defendia o título da competição.
Parecendo replay do jogo feminino, Baran e Cappe entraram jogando o fino do esporte. Sem errar praticamente nada, colocaram um placar de 5/0 em menos de 20 minutos de competição. A previsão parecia de massacre. A partir desse score adverso, Spoto e Gianotti começaram a reagir. Fizeram 10 games seguidos e além de fechar o primeiro set com um inacreditável 7/5, sem pisar no freio, abriram 3/0 no segundo. A dupla ítalo-brasileira reagiu, devolveu as quebras e chegou a estar 5/4 à frente no placar.
Um jogo equilibrado e emocionante, com lances que só os melhores do mundo são capazes de apresentar. O resultado desta paridade foi um disputadíssimo tie break do segundo set, mas Matia e Nico estavam decididos a fazer um bola a mais em cada ponto, e num apertado 7/5 ganharam o tie-break e venceram a final em dois sets 7/5 e 7/6, resultado que os levou novamente ao topo do ranking da ITF.
O torneio Macena Open encerra a série de grandes torneios BT 400 e Sand Series de 2024. A partir de terça-feira, 2 de dezembro, as oito melhores duplas masculinas e femininas da temporada vão disputar o ITF Beach Tennis Finals em Brasília e de 9 a 15 de dezembro São Paulo receberá as seleções de mais 20 países para disputar o mundial por equipes, a Copa do Mundo de beach tennis.
Os apoiadores do torneio foram Angioneuro, Coutinho Incorporações, Ladeirão do Óleo, Banco BRB, Coca-Cola, Powerade e Cerveja Sol, contando com a chancela da Federação Internacional de Tênis, da Confederação Brasileira de Tênis e da Federação Alagoana de Tênis. A realização ficou por conta da Paxá Sports.
Se você não estava na Praia de Pajuçara e nem assistiu ao vivo pelos canais Play BT, ESPN ou Disney +, vale a pena conferir esses dois jogaços no youtube do canal PLAY BT