A Itália conquistou seu heptacampeonato na Copa do Mundo de Beach Tennis ao derrotar a Espanha na grande final, sem perder um único jogo em toda a competição. O Brasil garantiu a terceira posição. A equipe tricolore também venceu na categoria juvenil.
Na final, realizada no último domingo, a seleção da Itália superou a Espanha e se consagrou, pela oitava vez, campeã da Copa do Mundo. No feminino Giulia Gasparri e Ninny Valentini venceram em sets diretos (7/6 e 6/3), enquanto Mattia Spoto e Michele Cappelletti também dominaram os adversários sem muita dificuldade (6/4 e 6/2).
O primeiro set do jogo feminino foi o mais emocionante. As jovens espanholas Ariadna Costa e Eva Fernandez entraram com muita determinação, embaladas pela excelente performance das quartas de final frente a França e a atuação de gala na semifinal que desclassificou o Brasil. A primeira parcial teve um início equilibrado com várias quebras de serviço. No oitavo game Gasparri confirmou seu saque, colocando a Itália em vantagem de 5/3. A dupla espanhola, não sentiu a pressão e empatou o jogo em 5/5. Depois de salvar diversos set points e, num momento crucial, levaram o primeiro set para o tie-break. Nesse momento, a experiência de Gasparri e Valentini prevaleceu e fecharam em 7/6 (6/3). O segundo set teve um início diferente. As italianas abriram 3/1 e, apesar da tentativa de reação das espanholas, fecharam o segundo set em 6/3.
Na disputa masculina, os espanhóis Anthomy Ramos e Gerard Rodriguez enfrentaram a pressão de ter que vencer para levar a decisão para a dupla mista. Um panorama totalmente diverso dos dois jogos anteriores, contra França e Brasil, quando o feminino ganhou e o masculino perdeu. Um duelo de titãs onde estavam presentes três números um do mundo, Spoto, Cappelletti e Ramos e um quarto elemento, Rodriguez, que também já foi Top 10 e veio com a confiança em alta depois de vencer o BT 200 em Iquique no Chile.
Começaram firmes, Spoto, Rodriguez e Capelletti confirmaram os serviços com relativa tranquilidade. Jogo com muitas trocas, ataques e defesas incríveis de ambos os lados. Depois de ter sido quebrado, Anthomy começou a fazer magia com a ajuda da plateia que gritava: “ero, ero, ero, o Bruxo é brasileiro”. Mesmo assim, a Itália rapidamente se impôs e fechou a primeira parcial em 6/4.
Confiantes, Miche e Mattia jogavam mais soltos, abriram 3/0 no segundo set. Apesar de uma reação espanhola que salvou dois match points, um erro de lob de Ramos garantiu a vitória da Itália em 6/4. É hepta! A Itália é hepta campeã mundial de beach tennis.
Na disputa pelo terceiro lugar, o Brasil venceu a Venezuela por 2 a 0. No feminino, Vitória Marchezini e Sophia Chow venceram Andrea Colavita e Patricia Diaz por parciais de 6/0 e 6/1 e no masculino, André Baran e Daniel Mola derrotaram Ramon Guedez e Carlos Vigon por 6/2 e 6/4 para alcançar o terceiro posto no pódio da competição.
A Itália também brilhou na categoria juvenil. Em uma disputada final contra o Brasil, as italianas Elena Francesconi e Alice Pepi derrotaram as brasileiras Isabela Sousa e Manuela Archeti com um placar 7/5 e 6/4, enquanto no masculino Davi Ballerini e Lucas Lima venceram Giulio Brunello e Tristano Frattolillo 6/4 e 6/3. Na mista decisiva Francesconi e Brunello levaram a melhor sobre Sousa e Ballerini e venceram o torneio com um duplo 6/4.
Foram responsáveis pela realização da Copa do Mundo de Beach Tennis 2024 Confederação Brasileira de Tênis e a Federação Paulista de Tênis. A produção foi realizada pela Golaço Serviços Esportivos. O evento foi transmitido pelo canal PLAY BT, ESPN e Disney+
Autor: Raquel Silva – PLAY BT
Reviva todas as emoções da Copa do Mundo. Clique no botão abaixo e assista agora mesmo no PLAY BT.