Os maiores jogadores do mundo já têm um encontro marcado no primeiro grande torneio do ano. A caravana do beach tennis segue rumo a Matinhos, no Paraná. O Grand Prix de Caiobá BT 400 vai acontecer na Praia de Caiobá de 31 de janeiro a 9 de fevereiro. A premiação é de U$ 35 mil dólares e o torneio garante 400 pontos na corrida do ranking mundial.
O torneio profissional é o grande destaque de uma maratona de dez dias de eventos em comemoração aos 75 anos da FPT – Federação Paranaense de Tênis. Vão acontecer torneios de diversas categorias amadoras e juvenis. Também a primeira etapa do FPT Grand Slam Special Cup, que classifica os atletas para a Copa das Federações; o torneio qualificatório para definir os wild cards do BT400, dois BT 10 e o tão esperado ITF BT 400.
Essa programação é um marco na trajetória do beach tennis no Paraná, que desde 2015 não para de crescer. O primeiro torneio amador do estado aconteceu em Curitiba, seguido no mesmo ano da primeira competição chancelada pela ITF, o 1º Caiobá Open, organizado por Anderson Rampazo e Danilo Shier, que consagrou como campeões os brasileiros Joana Cortez, Samantha Barijan, Thales Santos e Marcus Ferreira. O Caiobá Open teve ainda mais duas edições, em 2016, vencido por Joana Cortez, Marcela Vita, Thales Santos e Vini Font; e em 2019, no qual levaram a melhor Joana Cortez, Samantha Barijan, que reeditaram a parceria desfeita em 2015 especialmente para disputar a competição, e Alessandro Calbucci e Aksel Samardzic.
Na retomada das atividades pós-pandemia, Gabriel Farah, diretor do torneio e sócio da Vita Beach Sports, e Silvio Souza, ex-presidente e atual responsável pelo beach tennis da FPT, uniram novamente esforços para retomar os eventos e não perder o ritmo acelerado do desenvolvimento do beach tennis no estado.
O Grand Prix de Caiobá BT400 é o terceiro torneio ITF da década de 2020 em Matinhos. Em 2022, o BT 200 foi vencido por Flaminia Daina, Nicole Nobile, Mattia Spoto e Nico Gianotti. Em 2023, o evento foi cancelado devido a acidentes climáticos que interromperam a estrada e, em 2024, Nicole Nobile, Veronica Casadei, Leonardo Branco e Hugo Russo levaram a melhor. Para 2025, os organizadores prometem um novo patamar de excelência que vai aumentar ainda mais o nível de emoção e competitividade das maiores estrelas do beach tennis no litoral paranaense!
Um dos grandes destaques do torneio é a nova dupla formada por Marcela Vita, jogadora local e sócia da Vita Beach Sports, e Flaminia Daina, supercampeã italiana, radicada no Brasil. Juntas, prometem ser uma das principais atrações do evento. Torcida não vai faltar!
O Grand Prix de Caiobá BT400 tem o apoio do Governo do Estado do Paraná, da Prefeitura de Matinhos e é uma realização conjunta da International Tennis Federation, Confederação Brasileira de Tênis, Federação Paranaense de Tênis e Vita Beach Sports. Patrocínio Fiat Automóveis e Ferramentas Vonder.
Não perca nenhum lance da cobertura completa do Grand Prix de Caiobá BT400 ao vivo nos canais Play BT. Play BT Juntos Fazemos história. Vamo timeee.